Vale a pena investir em criptomoedas?

Vale a pena investir em criptomoedas?

Muito se fala nas mídias digitais sobre criptomoedas, e são várias as corretoras que oferecem mais rentabilidades sobre este tipo de investimento.

Neste post, vou compartilhar meu ponto de vista sobre essas operações, com o propósito de instruir para que não caiam em golpes. Não vou avaliar se vale a pena ou não investir, mas quero passar meu ponto de vista e deixar para você, leitor, analisar onde aplicar seu suado dinheiro.

Sou Natan Ponci, trabalho na área de contabilidade há mais de 20 anos e administro um escritório de contabilidade em São Bernardo do Campo – SP, a Ponci Contabilidade. Sou consultor de negócios e atendo diariamente clientes dos ramos de comércio, serviços e transportes, na Ponci Contabilidade.

Em 2020 e 2021, senti um reflexo alto no mercado pela perspectiva da contabilidade quando a Ponci precisou atender clientes sobre declarações de imposto de renda relacionadas ao assunto criptomoedas. Não estou falando com base em nenhuma pesquisa; isso é um sentimento particular conforme a demanda do escritório Ponci Contabilidade.

Posso afirmar com tranquilidade que a maioria dos clientes da Ponci Contabilidade não teve sucesso com essas operações de criptomoedas. Entendo que é um mercado promissor, porém objetivo aqui é alertar sobre aventureiros com criptomoedas. Para resguardar o sigilo dos clientes, não vou citar nomes, mas posso citar uma das “corretoras” que tem inclusive seu nome em vários portais de notícias negativas e causou prejuízos significativos para esse cliente em específico: a RENTAL COINS, popularmente chamada.

A Rental Coins é uma empresa constituída em agosto de 2019, com um capital social de 50 milhões, localizada em Curitiba-PR. A empresa possui uma pessoa jurídica e uma física como parte da sociedade, sendo a pessoa física facilmente encontrada na internet e conhecida como o “Sheik das Criptomoedas”. Infelizmente, a empresa teve uma vida muito curta, sendo decretada como falida em outubro de 2022, com apenas 3 anos de existência.

É importante ressaltar que não é objetivo da Ponci denegrir a imagem da Rental Coins. Todos esses fatos podem ser consultados através de sites de consulta pública e portais de notícias.

Agora que conhecemos um pouco mais sobre a tecnologia da Rental Coins, podemos falar sobre um cliente da Ponci que teve um prejuízo nas operações junto a essa empresa. O valor do prejuízo foi extremamente significante para um brasileiro comum.

A empresa oferecia propostas de rendimentos em uma moeda totalmente volátil, sem estabilidade, e era nova no mercado, não passando nenhuma credibilidade financeira para investimentos. Infelizmente, o cliente se aventurou nessa jornada e teve uma experiência negativa.

Você, leitor, pode estar se perguntando como uma empresa com um capital de 50 milhões não passaria credibilidade. O “X” da questão é que, quando constituímos uma empresa, não há validação deste capital social, exceto nos casos das extintas EIRELI’s. Ou seja, qualquer um poderia informar um valor no contrato social, e não teríamos uma segurança de investimento com base nessa informação. É importante perceber que essa já seria uma dica de avaliação.

Se tivesse tomado algumas medidas simples na época, poderia ter evitado o prejuízo. Afinal, esse é o objetivo do post, orientar.

Podemos elencar algumas dicas sobre a perspectiva da contabilidade Ponci:

• 1 – Análise do tempo de vida do CNPJ:

Através de uma consulta simples no portal público da Receita Federal, podemos consultar o CNPJ da empresa. Neste caso da Rental Coins, tinha apenas 2 anos de vida na época em que o cliente aplicou seu suado patrimônio. Sinceramente, não acho seguro aplicar dinheiro dessa forma em uma empresa que nem analisamos sequer o plano de negócio (Business Plan).

• 2 – Análise das propostas de rentabilidade:

A rentabilidade que está totalmente fora da realidade econômica do país deve ser vista com desconfiança. Não existe almoço grátis e ninguém dá dinheiro para ninguém. A internet deu voz a muitas pessoas, tanto as de boas intenções quanto para os mal-intencionados. Infelizmente, as redes sociais estão cheias de propostas de enriquecimento absurdas. Não caia nessa! Se fosse tão rentável assim, nem teríamos o anunciante ali, ele mesmo estaria praticando o que vende.

Procure se atualizar com as taxas de rendimento do mercado. Faça comparações e analise possíveis defasagens entre as ofertas. Obviamente, não podemos comparar criptomoedas com outros produtos financeiros, mas se houver uma defasagem muito alta, é para desconfiar, pois tudo que sobe rápido, cai rápido. Ou ainda pior, pode ser pirâmide.

• 3 – Analise o quadro societário:

Na consulta do CNPJ, é possível validar quem está por trás da empresa. Na consulta pública do CNPJ, existe um botão chamado “consultar QSA”, que nada mais é que o quadro societário e administradores da empresa. Nesta janela, podemos analisar quem está por trás da empresa, fazendo uma simples pesquisa na internet dos nomes ali presentes.

No caso da Rental Coins, era nada menos que o “Sheik das Criptomoedas” acusado de chefiar um esquema de 4 bilhões, segundo o portal Infomoney. (https://www.infomoney.com.br/mercados/pf-prende-sheik-das-criptomoedas-acusado-de-chefiar-esquema-de-r-4-bilhoes/)

Por fim, as dicas acima não vão resolver o problema do mundo. É apenas um desabafo de um contador que está cuidando da declaração de imposto de renda de um cliente que sofreu prejuízo significativo. Inclusive, a medida recomendada pela Ponci Contabilidade nesta situação, é na declaração de imposto de renda, baixar como prejuízo, da mesma forma quando se baixa quando tem um veículo furtado. Fica a dica para os profissionais da área mencionarem o máximo de informações sobre a perda e deixarem o valor zerado na ficha de bens e direitos. Quando se tem o boletim de ocorrência, também informe na descrição da ficha.

Para os casos em que existe uma esperança de resgatar o valor através de um processo, Ponci Contabilidade recomenda manter o valor na ficha de bens e direitos, mencionando o número do processo.

Autor: Natan Ponci

Ponci Contabilidade

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Últimas Notícias
Últimos Artigos
SIGA-NOS